quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Monções de Inverno e Verão


O nome monção deriva do árabe mauism, que significa "sazonal". As monções são sistemas de ventos cujo sentido se inverte sazonalmente. Ocorrem em diversos pontos do planeta, mas são mais intensas nas costas de África e da Ásia banhadas pelo oceano Índico. 
A Índia é o local no mundo cujo clima é mais marcado pelas monções, pois reúne as condições mais propícias à sua ocorrência.
Como se formam?
Para se compreenderem os mecanismos que originam as monções, é necessário ter em conta dois fatores. Primeiro, ao longo do ano a temperatura da água do mar varia pouco, enquanto em terra apresenta oscilações sazonais marcadas. 
Segundo, quando o ar aquece, tem tendência a subir e é substituído por ar mais frio. Isto dá origem a ventos que sopram dos locais mais frios para os mais quentes. Estes dois fatores combinam-se e são responsáveis pelas monções.
Durante o Inverno, o ar no sul do continente asiático é mais frio e denso do que o ar sobre o oceano. Por isso, geram-se ventos, de norte e de nordeste, que sopram do continente para o mar. Estes constituem a Monção de Nordeste ou de Inverno.
No Verão, a situação inverte-se. A temperatura em terra sobe consideravelmente e passam a soprar ventos de sul e de sudoeste, do mar para terra. Trata-se da Monção de Sudoeste ou de Verão, mais intensa do que a de Inverno.
As monções e o clima 
As duas monções provocam condições climáticas distintas. A Monção de Inverno é responsável pela estação seca. Caracteriza-se, pelo tempo seco e por temperaturas relativamente amenas, devido ao vento fresco proveniente do interior do continente. Na parte final da estação seca, as temperaturas aumentam e assiste-se a um período de calor intenso e, mesmo, de seca.
Durante a Monção de Verão, começa a estação das chuvas. 
O ar quente e úmido proveniente do mar, é responsável por chuvas torrenciais que mudam drasticamente toda a paisagem. Assiste-se a uma autêntica explosão de vida, tanto no mar como no continente, que se vestem de verde e cores exuberantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário