quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vegetação, Clima e Turismo na Ásia



A Ásia apresenta muitas variedades vegetais. No extremo norte do continente, ao sul, na Planície Siberiana, começam a surgir formações de tundra. Ainda rumo ao sul, à medida que o clima polar se torna menos intenso e o frio se estende por um número menor de meses, aparece à vasta região da taiga. O maior destaque, entretanto, está nas estepes, que ocupam grandes extensões da Ásia Central.
A vasta extensão territorial e, portanto, as diferenças de latitude, a presença alternadas de áreas baixas e elevadas, a grande influência das massas de ar e ainda a continente e a maré trazem para a continente grande variedade de tipos de clima e, conseqüentemente, de formações vegetais.
A Ásia é o maior e mais populoso de todos os continentes. Responde por cerca de 30% de toda a área de terra firme do planeta e é o mais diversificado em cultura e em meio ambiente. Entretanto, a Ásia é mais um termo geográfico, de tradição secular, do que um continente. Apesar da definição do termo "continente" ser um tanto fluida, os estudiosos, em geral, concordam que a Ásia faz parte de um continente maior: a Eurásia, que inclui a Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário